terça-feira, 15 de julho de 2014

Roteiros Geográficos do Rio

Quando fui pro Rio de Janeiro procurei na internet sobre os lugares turísticos e passeios. Achei um projeto do Instituto de Geografia da UFRJ onde era possível conhecer a pé alguma parte do Rio, como se fosse um city tour. As caminhadas são conduzidas por professores da instituição que, durante o percurso, dão explicações históricas sobre monumentos e detalhes dos locais visitados.
O projeto tem 8 anos. Existem 9 roteiros diurnos e 8 noturnos, além de roteiros comemorativos. O professor João Baptista Ferreira de Mello, coordenador do projeto, que foi nosso guia, é muito inteligente e profundo conhecedor da arquitetura, história e cultura do Rio de Janeiro.
Esse é um  Projetos de Extensão da UFRJ que é uma forma que as universidades públicas tem para dar um retorno à sociedade em geral, que as sustenta. Com estes projetos o conteúdo adquirido na academia é transferido para a população, gratuitamente.
Vale muito a pena e a melhor parte: é de graça! Para participar é só se inscrever pelo site e comparecer no local marcado.
No roteiro que fiz, (Re) conhencendo o centro do rio a pé, o ponto de encontro era no Mosteiro de São Bento. Achei estranho porque não tínhamos nenhum comprovante, como iríamos conhecer as pessoas... Mas chegando lá os monitores já estavam nos esperando com megafones e foi superbem organizado. Teve duração de 3 horas e terminou no centro histórico do Rio. Uma coisa que tem que ficar atento é que se chover não tem passeio.

Indico muito. Pois dos city tours que fiz em qualquer lugar esse com certeza foi o melhor.Pois não envolve apenas história é um roteiro cultural, no sentido amplo da palavra cultura.
Maiores informações no site do Roteiros do Rio ou no  blog ou ainda página do facebook.
Flávia

Nenhum comentário:

Postar um comentário