domingo, 13 de julho de 2014

Day Trip de Bruxelas: Antuérpia

Antuérpia

  A Antuérpia é uma das principais cidades belgas, com uma das mais importantes universidades do país e por conta disso com muita gente jovem, com muitos bares e muito agito. A Antuérpia é conhecida por ter um dos maiores portos do mundo e por ser o centro mundial da lapidação de diamantes, portanto é também uma cidade rica. Além disso é uma cidade muito lindinha, muito gostosa de passear a pé. Como eu tinha pouco tempo, só uma tarde, usei as bicicletas públicas para poder conhecer mais da cidade em menos tempo.
  A estação de trem da Antuérpia é considerada uma das bonitas e eficientes da Europa, o que me encantou logo que cheguei!




  Me surpreendeu o fato de a cidade ter um grande centro comercial, ruas bem movimentadas, e apesar de construções antigas, poucas coisas que remetem ao período medieval, muito diferente de Ghent. A universidade é enorme e parece ser o que movimenta a cidade. Almocei no restaurante universitário, e foi uma experiência muito legal e barata. Outra coisa muito interessante é a quantidade absurda de pessoas de bicicleta. 





Refeitório da Universidade
Universidade
  A cidade é muito bonita, com arquitetura bem impressionante e muitos monumentos. Não faltam bares e restaurantes movimentados e é bem gostoso passear sem destino conhecendo cada canto.


















  Uma lenda interessante que deu o nome a cidade e é o que representam monumentos em várias partes e souvenirs é a história de um Gigante. Conta a lenda que o gigante Antigoon cobrava pedágio de quem quisesse atravessar o rio que cruza a cidade. O gigante cortava a mão daqueles que se recusassem a pagar o imposto. Na lenda, um jovem chamado Brabo cortou a mão do gigante e a atirou no rio, tornando-se o herói que libertou a cidade do gigante.  Daí o nome da cidade  Antwerpen,  hand que em holandês é mão e wearpan que significa arremessar.



  Tem um grande castelo muito bonito e era possível entrar para uma exposição que estava tendo no dia. A exposição era voltada para o público infantil e era bem pequena, mas foi bem legal entrar no castelo, que fica na beira do canoa, numa região bem bonita.





 
  Uma coisa muito interessante é a passarela subterrânea para cruzar o rio. Você pode ter acesso pela escada ou por um enorme elevador, por entram também bicicletas scooters, e depois de descer passar por um túnel gigante até o outro lado do rio. Muito interessante e enorme.



   A cidade é cheia de museus e um dos principais é o museu de belas artes, na frente dele tem um "monumento" interessante, uma enorme piscina que se enche e esvazia de água a todo tempo, com a superfície toda irregular, em que a cada ciclo a água toma um caminho diferente dando formas diferentes ao monumento, representando as mudanças cíclicas porém com suas particularidades da história mundial.



  O prédio do palácio da justiça fica numa área com construções mais modernas da cidade e destoa um pouco do restante mais clássico e é muito criticado por este motivo. Por estar numa região mais alta da para subir na secaria e ter uma bela vista da cidade.


  E para dar tchau a esta linda cidade, uma foto da estação central de trem, por onde me despedi da Antuérpia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário