sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Restaurantes na Europa

  Por causa dos mercados de natal eu quse não fui à restaurantes em Paris, e quando passei e vi o cardápio que fica na porta em alguns deles achei bem carinho. Normalmente um prato fica em torno de $15,00 a $25,00. O único restaurante que fui em Paris foi o retaurante da galeria Lafayette, que tem o mesmo nome da galeria e fica no último andar. Lá em cima tem outros restaurantes menores, mas este ocupa quase o andar todo. A galeria é linda, com muitas lojas de grife (tudo muito caro), e é um bom passeio.
  Da mesa dava pra ter uma bela vista da cidade, e a comida era bem gostosa e não muito caro, além de ter uma infinidade de opções. É um tipo de self-service, com várias partes separadas, em cada uma das partes um tipo de comida e o preço: saladas, sopas, sobremesas, carnes e massas... Em algumas das partes como na massa e na carne você escolhe e tem uma pessoa que faz para você, em outras como na sopa ou salada tem o valor de um prato ou tijela e você pode se servir.





















 Nessa viagem acabei não indo a nenhum restaurante em Bruxelas, só em dois bares, já que fiquei lá só uma noite. O primeiro bar que fui foi o famoso Delirium, que é um bar que só tem turistas e está sempre lotado. Chegamos e ficamos num banco do balcão, tomamos uma boa cerveja.



















  Em Amsterdam foi onde fui a mais restaurantes, eles não eram muito baratos, mas um pouco mais baratos do que em Paris e acabei tendo mais tempo de ir em Amsterdam. Adorei a comida holandesa que provei lá. Fui em três restaurantes de comida holandesa e gostei muito dos três, os pratos eram em torno de $15,00 e $25,00.
   Gosto de pesquisar na internet em blogs antes de ir alguns restaurantes e marco no mapa onde eles ficam, o que servem e o preço mais ou menos. Aí quando estou na cidade vejo o que fica melhor pra ir. Resolvi então seguir a sugestão de um blog e fui no Haesj Claes, restaurante típico holandês, com um ambiente muito acolhedor e agradável. Logo que sentei a garçonete me alertou para colocar a bolsa do outro lado pois estava perto da porta e eu estava a umas 5 mesas da porta! Mas segui o conselho, que foi dado de maneira bastante cordial e simpática. Ela me perguntou de onde eu era e em que idioma queria o cardápio (inglês, francês, espanho ou holandês), escolhi o inglês e mesmo assim era bem difícil de entender.




Logo ela me trouxe um pão e manteiga que estavam maravilhosos! Que manteiga boa que eles tem por lá!


Escolhi o Stamppotem, que é um tipo de purê de batatas mas com algum outro vegeal misturado e é bem típico, tinha tres opções: com cebola e cenoura, com repolho no vinagre (chucrute) ou o do dia, que perguntei o que era mas não entendi nada, então fiquei com o de chucrute. O prato vinha acompanhado com bacon e salsichão tipo alemão. Estava muito bom e a porção bem generosa, custou $15,95. Eu estava de olho na sobremesa: warm cherries with ice cream (cerejas quentes com sorvete!), mas comi demais e não consegui provar a sobremesa.



  Uma francesa que estava no meu quarto me convidou para jantar e saímos andando por perto do hostel a procura de um restaurante, e achamos o "The Blauwe Hollander", escolhemos este por ser de comida holandesa. Foi uma refeição bem animada e agradável. A comida estava muito boa e adorei conhecer esta francesa. A conta com estes três pratos e mais duas cervejas ficou em mais ou menos $30,00.




 

  O mercado Albert Cuypmarkt, que é um mercado de rua, tipo uma feira, que acontece todos os dias lá em Amsterdam é ótimo para refeições na rua. É uma feira enorme e tem de tudo: pilhas, cosméticos, sapatos, roupas, bolsas, comida italiana, conservas, queijos, flores, frutos do mar, peixes (crus), frutas, verduras, legumes, sucos, chocolate, batata frita, frango assado... Muitas coisas bem baratas, coisas muito gostosas e bem bonito de se ver. Lá tomei um suco natural que estava ótimo e custou $3,00, uma batata frita maravilhosa com maionese (uns $4,00) e um croquete.
   Almocei num outro restaurante recomendado num blog, o Moeders. O ambiente era bem descontraído e agradável a comida estava maravilhosa. Esse restaurante costuma ter filas grandes no jantar, fui então no almoço e cheguei cedo, 12:00, estava vazio mas quando saí já tinha bastante gente.

Nas paredes do restaurante tem fotos de pessoas com suas mães:


Lá experimentei essa "cerveja" Liefmans Fruitesse, que na verdade é quase um refrigerante ou um vinho frisante, é cerveja de fruta, cereja, que deve ser servida com gelo. Eu adorei, tá longe se parecer cerveja, mas é uma delícia!!

Comida perfeita, escolhi costela de porco acompanhada de salada de repolho, batata frita que estava perfeita e esses três molhos a base de maionese: rosê, maionese e ervas. O prato custou $15,00 e a cerveja mais uns $4,00. Uma refeição maravilhosa e vinha muita comida! De novo não coube a sobremesa...


Em todos os restaurantes que fui em Amsterdam deram essa bala de caramelo e café que é uma delícia! E eu não gosto de bala de café!


  Em Amsterdã fui também no Albert Cuypmarkt que é uma feira ou mercado de rua que tem de tudo, não só coisas de comer, mas as coisas de comer lá são ótimas. Nada de comida mesmo, mas muitas opções para beliscar. As frutas são lindas, comprei meio quilo de cerejas por $2,50, foi uma ótima compra pra comer enquanto caminhava no outro dia. Tomei um suco natural muito bom por $3,00, uma batata frita maravilhos acom maionese e um croquete. Provei também numa barraquinha italiana uma azeitona recheada com cream cheese e uma marinada de um tipo de frutos do mar que não identifiquei, a aparência era de camarão mas era mais consistente, diferente de camarão. Tudo era barato e bem gostoso por lá.




                 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário