sábado, 4 de janeiro de 2014

Paris/Bruxelas - Terceiro dia

  Como fui pra balada, obviamente não acordei cedo no dia seguinte, e quando acordei fui tomar cefé da manhã no hostel pela primeira vez (no dia anterior acordei tarde e não tomei). O café era ótimo, tinha: pão, manteiga, presunto, queijo, nutela, ceral, iogurte, suco, chá, café, leite e mel. Esqueci de tirar foto. No café encontrei um dos brasileiros da noite anterior e ele disse que iriam até a torre Eiffel e eu resolvi ir com eles. Era muita gente, 12 pessoas, todo mundo que estava na balada do dia anterior, até que todo mundo acordasse e se arrumasse e conseguisse sair já eram quase meio dia! E então formos para metrô trocadero, de onde se tem umas das melhores vistas da torre e onde tem o mercado de natal do Trocadero e o rink de patinação no gelo.











Mercado de natal no caminho do Trocadero até a Torre Eiffel:


Rink de patinação no gelo:






  Realmente é um ótimo lugar para tirar fotos e admirar a torre! Comemos uma tortilha com carne de porco no mercado de natal, cruzamos o Sena e fomos andando até a torre.





 Chegando mais perto da torre é que se tem noção de como ela é enorme! Vendo do trocadero não parecia tão grande, mas chegando aos seus pés ela é magnífica!!!! Ela é enorme, imponente, linda! A área que fica entre seus pés é gigante! Surpreendente! Ouvi um brasileiro falando com a mãe pelo Skype em Amsterdã que a torre é bem menor do que parece! COMO ASSIM????  Ele só pode não ter ido até os pés dela!!!! Ela é sim enorme e linda! A fila para subir é kilométrica e de cerca de 3 horas, achamos por bem seguir em frente e não perder este tempo!








  No gramado da torre Eiffel gravamos um vídeo de natal cantand a música de fim de ano da globo!!! Muito comédia!!! Que turma engraçada e animada! Eu não apareço no vídeo porque eu que filmei, mas está lá no Youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=a39Q1c6rfnY


  Seguimos andando pelo jardim da torre, o Champ de Mars, ou Campo de Marte até a escola militar, um prédio bem bonito também.




 Andamos um pouco pela região, o bairro da Escola Militar:







  Pegamos o metrô até a estação Abesses, para ir para à igreja do Sagrado Coração ou Sacre Coeur. Eu já tinha ido lá na noite anterior, mas como o pessoal estava indo pra lá resolvi ir junto, a turma era muito legal e animada! Eu tinha lido na internet que para sair deste metrô tem que subir uma escadaria enorme e tem elevador, mas resolvemos ir pela escada, era realmetne muita escada! Saindo do metrô chegamos a escadaria da igreja. Uma escadaria gigante, tem a opção de subir pelo trem funicular, mas nós fomos de escada. Fomos subindo aos poucos, parando para fotos e nos divertindo!












  E aí, nomeio das escadarias da igreja tinha um cara com violão e equipamento de som cantando músicas famosas como Imagine, e uma multidão sentada cantando junto. Foi incrível!! Muito emocionante. E aí, no meio do "show" ele chamou uma moça para cantar com ele wonderwall do Oasis, depois de cantar quando ela disse que era do méxico eles cantaram La Bamba. Depois um chinês cantou uma música chinesa. E de repente o cara chamou uma das meninas que estavam com a gente para cantar, ela não queria ir, tímida e tal e quando ele viu que éramos vários brasileiros chamou todos nós e cantamos "Ai se eu te pego" do Michel Teló! Era a música que o cara conhecia do Brasil, foi muito divertido! Tem um vídeo no Youtube, não ficou muito bom pois pedimos para um cara que estava lá filmar e ele filmou com o celular girado.
http://www.youtube.com/watch?v=siQiyQXVRa4
 Tem também o vídeo com outras músicas Imagine - Jhon Lennon
http://www.youtube.com/watch?v=f69Sam88lfc
  Músicas variadas
http://www.youtube.com/watch?v=pMx4Zz7ckTw
  Wonderwall - Oasis
http://www.youtube.com/watch?v=BHEneBjsLRg










 A igreja me pareceu mais linda ainda com a luz do dia e fomos presenteados com um lindo dia sol (a previsão era de chuva!). Chegando ao alto do morro de Montmartre, onde fica a igreja, a vista da cidade é incrível! Paris inteira na nossa frente, maravilhosa!!!




  Entramos na igreja que é bem bonita por dentro também e estava tendo missa ou alguma outra celebração, nesse dia não subimos na cúpula da igreja.








  Depois saímos pela lateral, onde tinha um mercado de natal, andamos um pouco pelo bairro de Montmartre, cheio de restaurantes com mesinhas na rua, típicos de Paris. Tomamos chocolate quente especial de natal no Starbucks e comemos um crepe na rua ($5,00).





Passamos pela Place dês Tertres, que é uma praça que cheia de artistas de rua fazendo e vendendo quadros e caricaturas, que também estava toda enfeitada para o natal.




 Na volta, já escuro, passamos pela igreja de novo para voltar ao metrô.


  E aí já era noite e hora de voltar ao hotel, eu havia deixado minha mala no locker do hostel e passei lá para pegá-la e seguir para a estação, de onde sairia meu trem para Bruxelas.
  Cheguei em Bruxelas as 22:30 da noite, na estação Sul, ou Zuid ou Midi, como eles dizem. Em Bruxelas eles usam tanto o Flamenco como o Francês como idioma oficial, e tudo vem escrito nas duas línguas, até nos nomes de ruas e estações, causando certa confusão. Ouvi dizer que todo mundo falava inglês, mas quando fui pedir informação ninguém falava, foi mais fácil o espanhol! Acho que tentei falar com umas 5 pessoas, só duas falavam inglês. Eu deveria ir até o hotel próximo da estação central, que era perto da parte turística. Foi bem difícil entender o sistema de transporte de lá para chegar da estação midi (sul) até a central e acho que por ser noite a estação estava bem vazia.
  Da estação você encontra as linhas de trem e de metrô, demorei para entender o que era o que e para onde eu deveria ir. Nas placas e mapinhas com as linhas eu não encontrava nada dizendo estação central ou algo do tipo. Depois de perguntar e seguir as orientações bem confusas, e subir e descer várias escadas carregando a mala, finalmente vi uma placa com a letra M, e entendi que eu estava andando pela parte dos trens e deveria ir pra esta outra parte com os metrôs! Fui então para o metrô e me indicaram onde pegar o metrô para estação central, bem confuso também, não tinha escrito claramente: central. Por fim consegui chegar lá, e saindo da estação, com meu mapa em mãos comecei a tentar achar ruas com nomes conhecidos e nada! E eu tinha esquecido de carregar o mapa no celular para usar o GPS, então tinha que me virar com o mapa impresso mesmo.
  Pouca gente nas ruas, por ser feriado e tarde, comecei a andar aleatoriamente até que me deparei com uma igreja linda e enorme, que concluí ser a Catedral de St. Michael e St. Gudula.  Me localizei pela posição da igreja e da estação, mas me perdi de novo. Entrei num hotel e perguntei, e aí sim o cara falava inglês e foi muito simpático e me mostrou o caminho. É bem difiícil seguir os mapas pois tem muitas ruas só de pederstes e pequenas ruas sem saída, e cheias de curvas. Por fim encontrei meu hotel!
  Eu tinha conhecido um belga que morou muito tempo no rio e falava português, pela internet e tinha marcado de avisar quando chegasse no hotel para encontrar com ele. Eu estava cansada e até pensando em cancelar com ele. Mas quadno cheguei no hotel ele estava lá me esperando!!! Como eu demorei um pouco ele foi pra lá! Ele foi muito simpático e falava português, ama o Brasil e vai voltar a morar no rio em breve. Foi uma excelente companhia e me fez amar Bruxelas!
  Ele esperou eu deixar minhas coisas e saímos pra passear! Encontramos com um amigo dele, que também falava um pouco de português, e fomos andando até o Delirium, um pub famoso, cheio de turistas, que tem as melhores cervejas belgas.



  Experimentei a que ele me sugeriu e a que ele tomou. Eu tomei a Montagnarde, e ele a Chimay.



  Quase em frente ao pub fica a estátua da Janeken Pis, a versão feminina do Maneken Pis, a famosa estátua de um menininho fazendo xixi que é símbolo de bruxelas, que fica trancada com estas grades.


 De lá fomos até a famosa praça central, a Grand Place. A praça é linda! Prédios e palácios enormes, tudo decorado para o natal.







  Passamos pela Galeria Royal, que é como uma rua coberta só para pedestres com lojas famosas de grife.

  Passamos por uma das mais famosas chocolaterias de lá, compramos batata frita com maionese (que é a comida típica e foi inventada na bélgica) e então eles me sugeriram ir a um bar tipicamente belga, sem turistas, e eu adorei a idéia.
  Não sei o nome do bar, mas entramos e logo o bar fechou, e segundo eles, fechando as portas vira um clube privado, então não precisa mais seguir as regras de um bar, por exemplo podia fumar lá dentro. Tomei então a cerveja de cereja Kriek Boon, que eles me recomendaram. Segundo eles tem a doce, que parece um refrigerante e esta outra que é cerveja mesmo.



  Adorei! Já era tarde da noite, e fomos embora, eles me levaram até o hotel e no dia seguinte eles teriam compromisso. No caminho passamos no prédio da bolsa de valores:

  Hora de voltar para o hotel e dormir...


Foi ótimo não ter desmarcado pois foi uma noite maravilhosa e muito cultural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário