quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Paris - Transporte em Paris

  Transporte público em Paris
Cheguei em Paris pelo aeroporto Charles de Gaulle, que era muito organizado, limpo e quase sem filas. O aeroporto era muito bem sinalizado, mas mesmo assim perguntei para um segurança onde deveria pegar o trem para Paris (logo depois achei as placas). De onde cheguei era bem distante até a estação de trem, mas muito bem sinalizado. O trem chama RER B, e vai até a estação Gare du Nord, de onde você tem acesso ao metrô. Chegando na estação tem máquinas de venda de bilhetes e guichês. Preferi comprar no guichê pra não comprar errado. Aproveitei e já comprei o carnê de bilhetes de metrô. O bilhete de metrô e ônibus é o mesmo.
  O trem RER tem diversos preços diferentes dependendo da área que você vai, o do aeroporto até Paris custou $9,50. O bilhete unitário de metrô custava $1,70 mas caso você comprasse o carnê com 10 saíria a $1,33 cada. E como em Paris tudo é longe e o metrô vai a qualquer lugar, compensa com certeza. Caso você prefira tem também o bilhete para um dia inteiro e vários outros tipos de bilhetes.   No site da ratp.fr tem muitas iformações:
http://www.ratp.fr/en/ratp/c_20585/tickets-tariffs/
  Neste mesmo site, no lado direito da tela tem um ícone "tourist information" e você seleciona o idioma (tem inglês e espanhol), e então aparece a possibilidade de fazer um download de um "guide map". Esse guide map me ajudou muito! São duas páginas de PDF com preços e bem esclarecedoras quanto a tudo do transporte em metrô, RER, ônibus etc... Nesse guia tem todas as informações importantes e bem mais fácil de achar do que no site. Nele você pode ver que Paris é dividida em zonas e que quase tudo de turístico fica na zona 1, onde vale o bilhete comum de metrô. Os únicos lugares fora da zona 1 que fui foi o aeroporto e Versalhes.
  Achei que compensou esse carnê com 10, usei ele e depois comprei mais 6 bilhetes avulsos, saiu mais barato do que se tivesse comprado desse para o dia todo para todos os dias. Foram 5 dias no total e gastei $23,50. O vale para um dia custa $10,50 e para 5 dias $33,50. Em um dia usei bem menos do que 10 bilhetes, compensando em vez do cartão diário.
  Baixei no celular gratuitamente o mapa do metrô, e usei bastante. Mas nas estações tem mapas por toda a parte. Aprendi também a usar o aplicativo de mapas do google no celular mesmo sem internet. Basta você abir o mapa da cidade que está e depois, mesmo sem internet, com o mapa já carregado, o GPS mostra onde você está! Fica muito mais fácil se localizar. Lógico que ele não calcula as rotas, mas te mostra o mapa e onde você está no mapa! Isso foi muito útil. Além de mostrar onde tem metrô por perto, você consegue também ver se está caminhando na direção correta!!
  As estações de metrô são enormes e várias tem conexões entre as linhas que sã definidas por número e cor. É tudo bem sinalizado e fácil de achar, mas em geral você anda bastante dentro da estação. Muitas das estações não tem escada rolante ou elevador, ou não estava funcionando, o que torna meio difícil andar com mala grande.
  Em algumas estações, especialmente na Gare du Nord, para sair da estação você tem que colocar o bilhete de metrô que você usou para entrar. Então, após entrar na estação não jogue fora seu bilhete até sair, pois você pode precisar dele para abrir a catraca de saída.
  O sistema de metrô é muito eficiente, tem muitas estações por toda a cidade e os trens passam com intervalo bastante curto. è possível chegar em praticamente todo lugar sem andar muito, só com metrô. Porém muitas vezes peguei trens muito cheios. Na maioria das estações, na plataforma do metrô, tem um painel eletrônico que indica quantos minutos faltam até o próximo metrô chegar, o maior tempo que vi foram 4 minutos.
  Nos corredores tem sinalizações de pra que lado fica a plataforma de cada linha com cor, número da linha e sentido (nome da estação final). Chegando na plataforma tem um esquema indicando a estação em que você se encontra e todas as próximas estações que o metrô vai passar neste sentido e em qual delas tem conexão com outras linhas, então é só olhar se a que você vai descer está no mapinha.
  Eu não usei os ônibus pois considerei mais fácil e rápido andar de metrô, mas nos pontos de ônibus tem mapas indicando onde o ônibus passa.
   Outra opção bem comum em Paris são as bicicletas. Em diversos pontos da cidade tem os pontos da Velib, que são bicicletas de aluguel. São diversas catraias com bicicletas presas que você libera pela máquina e depois devolve em outro ponto em uma catraia vazia. Caso você queira utilizar é só se cadastrar na máquina a primeira vez, com os dados do cartão de crédito. Porém se você utilizar a bicicleta e devolver em menos de 30 minutos, não é cobrado nada. Então você pode utilizar várias vezes no dia, desde que o intervalo seja menor do que 30 minutos gratuitamente, caso passe desse tempo eles cobram do seu cartão o valor devido. Tem pontos de velib por toda a cidade. O que eu percebi foi que pode acontecer de você chegar num ponto para devolver a bicicleta e não tem espaço livre para colocar a sua, aí você tem que procurar outro ponto.
  As pessoas andam muito de moto, um tipo comum por lá é tipo uma scooter mas bem grandona, algumas de três rodas. E por causa do frio e chuva eles usam muito uma capa que prende na parte dianteira da moto e cobre o piloto até a cintura, assim não molha os pés e a calça, e na parte cima estão protegidos pelo casaco.
  O trânsito em Paris é bem complicado e congestionado, então as melhores opções são as bicicletas ou o metrô. Estacionar carro nas ruas é bem difícil também e os estacionamentos são bem caros, e em geram são subterrâneos, em vários pontos da cidade você vê rampas, parecendo entrada de metrô que dão acesso aos estacionamentos subterrâneos.

 

2 comentários:

  1. Gostei das dicas, obrigada. Já baixei 2 aplicativos (um do RATP e o outro Visit Paris) no Google Play e creio que já estou preparada. Só estou um pouco temerosa para pegar o RER B na Gare Du Nord para ir para o Charles de Gaulle, espero que não seja muito complicado para achar a plataforma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érica!
      É um pouco longe, mas eu perguntei pros guardas e eles foram indicando. Não vai ter problema não! Mas pode contar que demora! Boa viagem!! Obrigada pelo comentário!! :)

      Excluir