segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Paris - Oitavo dia

  Acordei bem cedo em Amsterdam, e como o trem para Paris era as 6:50h e a esta altura da viagem minha bagagem tinha se multiplicado, resolvi então ir de taxi do hostel até a estação, que custou $15,00. O primeiro tran pela manhã iria chegar meio em cima da hora, então preferi não arriscar, e fiquei meio preocupada de andar tão cedo, já que amanhecia por volta das 8:30h.
  Quando fui comprar esse trem de Amsterdam para Paris, pela internet, aqui do Brasil antes de ir, era o mais caro dos que eu comprei. Fiquei acompanhando por vários dias para ver se teria promoção mas não teve, porém quando fui comprar o preço da primeira classe era só $2,00 a mais que a segunda classe, e então comprei primeira classe. Normalmente a diferença é bem maior, mas ás vezes acontece isso. E aí que entendi que realmente é muito bom ir de primeira classe!!!


  Quando fui na segunda classe alguns dias antes fiquei pensando o que mais a primeira classe poderia ter, já que tinha visto que as poltronas eram bem semelhantes. No bilhete já tinha visto que a primeira classe tinha acesso gratuito a wifi e tive a opção de escolher poltrona sozinha. Mas não é tão grande vantagem assim. Como eu tinha acordado cedo não tinha tomado café da manhã, e aí de repente vi que os comissários começaram a passar com um carrinho servindo café da manhã. E que café da manhã maravilhoso!!! Muito melhro que de avião (talvez igual ao da primeira classe do avião que eu nunca experimentei). Tinha várias opções de bebidas, o chá estava muito bom e era servido numa boa xícara de porcelana, os pratos eram de porcelana e os talheres eram de metal e não de plástico. Podia escolher entre presunto ou panqueca de amendoim e em todos vinha um pão doce bem gostoso, grapefruit, pão, manteiga (president! muito boa!), iogurte de pêssego, geléia de cereja, suco de laranja e uma mini porção de leite...



 Foi um ótimo café da manhã e depois várias vezes a comissária passou perguntando se queria mais alguma coisa, e oferecendo croissants. Então achei que valeu muito a pena ter comprado primeira classe por tão pouca diferença de preço.
  Cheguei em Paris, estava um dia nublado mas sem chuva, e eu já estava meio ansiosa pois tinha muitos lugares para conhecer ainda e sabia que não teri atempo para tudo. Fui até meu hotel, o Au Royal Mad (coloquei um post aqui contando como é), estava cheia de mala e saí na saída de metrô mais longe, depois que vi que tinha uma bem pertinho. Deixei minhas coisas no hotel, mas ainda não podia fazer o check in pois era cedo, e fui passear!


  Tinha um amigo de um amigo meu italiano que chegaria em Paris neste dia também e eu combinei de ir encontrar ele (nunca o tinha visto). Como ele iria estar em Montmartre e eu queria ir até o Moulin Rouge, combinei que tentaria a internet num starbucks em frente ao Moulin Rouge de lá para conseguir encontrá-lo. Cheguei lá e nesse Starbucks, que estava lotado não tinha internet!!!


  Resolvi então ir caminhando pelo bairro até a perto da Sacre Coeur, na place de Tertres onde eu tinha ido num outro Starbucks da outra vez que fui lá. Andei bastante e por ser uma parte montanhosa é cheio de subidas e decidas. As ruas são bem bonitas e a caminhada foi bem agradável. O bairro tem muitos cabarés, sendo o mais famoso o Moulin rouge, é muito arborizado e a paisagem bucólica.



  Passei pelo café do filme Amelie Poulain, e por umas ruazinhas famosas cheias de comércio. Depois passei pelo muro do "Eu te amo" numa praça onde tem a frase escrita em mais de 300 idiomas.


  Então fui até a place des Tertres e encontrei o Starbucks, mandei mensagem e marquei de encontrar o italiano no Moulin Rouge! Antes de voltar comi um crepe de presunto, queijo e champinhon na rua por ali ($5,00) e encontrei esses artista de rua cantando...


  Voltei até lá no Moulin Rouge, encontrei o italiano e fomos caminhar pelo bairro de novo, mas dessa vez por outros caminhos, meio aleatóriamente, mas tentando sempre seguir para mais alto no morro. E então que tive a surpresa de chegar a Sacre Coeur sem subir escadas!

  De novo me impressionei com a igreja! Como ela é linda!!! Entrei na igreja de novo e dessa vez comecei a procurar como fazer para subir até a cúpula. Eu tinha lido na internet que daria pra subir, mas na última vez que fui lá me esqueci disso, e desta vez vi pessoas lá em cima e eu queria muito subir. E depois de andar por dentroda igreja e não achar como subir, já estávamos quase desistindo quando vi uma placa ecrito algo como: acesso a vista panorâmica. O acesso era pela lateral da igreja.
  Na lateral da Igreja tinha uma bilheteria que vendia os ingressos para a cripta, no subsolo da igreja e para a cúpula, lá no alto da torre. Para a cripta custava $3,00 e para a cúpula $6,00, para as duas coisas $8,00. Eu não quis ir até a cripta, comprei só o ingresso pra cúpula. Segui então pela escadaria do tipo caracol de alvenaria bem estreitinha.




















  Era muita escada, no início tinha escrito 300 degraus, e fui subindo. Em alguns momentos tinha umas janelinhas estreitas. Depois de muita escada chegamos ao topo!!! Valeu cada centavo, valeu ter voltado na igreja pela terceira vez (e por isso ter deixado de ir em outros lugares). A vista lá de cima é muito incrível! E a experiência de subir aquelas escadas foi bem legal. Lá do alto dá pra ver os jardins e a escadaria da igreja, a torre mais baixa (cúpula menor) e toda Paris inclusive a torre Eiffel!













  Saindo da Igreja fui de volta para o hotel para guardar as malas e fazer o check in, era mais ou menos umas 14:00h. Começou a chover, então não estava muito bom para andar, mas eu tinha pouco tempo em Paris e muita coisa pra ver ainda. Fui então para a igreja de Notre Dame.





 Queria também conhecer a ilha "Ile de la Citè" onde fica além da Notre Dame, a concierge e a Sant Chapelle. Andei bastante pela ilha na chuva mesmo, as pontes sobre o Sena são bem bonitas, a ilha é bem cheia de turistas, lojinhas e restaurantes e a vista de lá é bem bonita, da pra ver o Hotel de Ville do outro lado do rio que é lindo.















  Não entrei nas igrejas nem no Concierge pois tinha muita fila, e ficar na fila na chuva não seria muito agradável ne?! Segui então para o Louvre, não dava pra ir embora de Paris sem conhecer o Louvre! Eu não tinha a intenção de visitar o museu em si, apenas a parte externa. O museu é imenso! Realmente muito impressionante, mesmo eu já sabendo que seria enorme fiquei impressionada.










  Andei um pouco por ali e depois segui para o Palais Royal, que tem uma grande galeria cheia de lojas e restaurantes. Eu procurei por um restaurante que tinha visto na internet mas não encontrei. A galeria é bem bonita ao redor de um grande jardim.










  Fui depois na galeria Vivienne, outra galeria famosa com lojas e restaurantes toda decorada para o natal. Essa galeria é como uma rua coberta e foi construída em 1823!!




  Estava já escurecendo e fui então para a Champs Elysee, era minha última noite e eu queria me despedir de lá! É muito bonito ver de um lá no início da avenida a roda gigante da praça Concorde e do outro lado o Arco do Triunfo. A decoração de natal é incrível!!




















  Eu procurei o restaurante famoso Le Entrecot que era ali perto, mas estava fechado então fui comer no mercado de natal da Champs Elysee. Comi um Kebab com carne de porco que custava $7,00 mas com mais $1,00 eles acrecentavam batata frita. Acabei comendo só a batata frita (que vinha por cima do lanche) e quando cehguei no kebab já não tinha mais fome, só provei.
  Passei num supermercado, comprei umas coisinhas de comer e voltei pro hotel. Deixei minhas coisas todas arrumadas para fazer o check in no dia seginte de manhã, deixar as malas guardadas lá e voltar para buscar minhas malas para seguir paro o aeroporto umas 15:00h. Meu amigo Italiano chegou em Paris a noite, e me convidou para sair mas eu estava exausta e resolvi dormir pra conseguir acordar cedo no dia seguinte. Afinal seriam minhas últimas horas em Paris, faltava muito para conhecer.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário