sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Europa - Roteiro final - Escolha dos destinos

  Passei 8 dias na Europa (23 a 31/12/2013) sendo que fiquei os dois primeiros em Paris, um dia em Bruxelas, quatro em Amsterdam e depois mais uma noite em Paris. Para a passagem ser mais barata, comprei a ida e volta de Paris. Sei que nem sempre isso é boa idéia, mas considerando que seriam poucos dias e nenhum dos destinos era muito distante um do outro, achei melhor assim. Além disso, em Paris é muito fácil ir até o aeroporto com transporte público (RER - um tipo de trem) e para facilitar dividi a estada em Paris em duas partes. Caso a idéia fosse ir a um outro país mais distante talvez essa não fosse boa idéia. Considerando que paguei $121,00 (quase R$500,00) no trem de Paris a Amsterdam e que se perde tempo nessa viagem e tal, talvez tivesse sido melhor ter pago  a mais para voltar direto de Amsterdam. Porém, como comprei as passagens em cima da hora, não tinha bons horários para voltar de Amsterdam, e se começasse por Amsterdam também não ficava bom, pois tinha que coincidir com a escala aqui no Brasil de São Paulo a Porto Alegre.
  Minha idéia inicial era Amsterdam, era a cidade que eu não abriria mão de conhecer. Ao fazer pesquisas na internet comecei a pensar em Paris por ser relativamente perto e ter o trem de alta velocidade - o Thalys ligando as duas cidades. O preço do trem é alto, mas é muito mais rápido do que ter que ir até aeroporto (chegar com uma hora de antecedência e os aeroportos ficam longe da cidade) e a viagem neste trem é super rápida, o que conta muito quando se tem pouco tempo!
  Então estava decidido: Paris e Amsterdam. Mas aí percebi que bruxelas é exatamente nno meio do caminho e este trem para obrigatoriamente em Bruxelas, e eu queria muito conhecer Brugges, uma cidade medieval na bélgica. Achei por bem então colocar uma noite em Bruxelas. Cheguei no trem as 22:30h e no dia seguinte acordei tarde pois estava cansada, fui às 11:30h para Brugges, voltei as 16:30h e peguei o trem para Amsterdam às 19:00h. Acho que deveria ter chegado por volta de 13:00h ou antes para poder conhecer Bruxelas melhor. Mas mais tempo do que isso não seria necessário (na verdade se eu não estivesse tão cansada e acordasse mais cedo ja teria sido suficiente).
  Fora isso, também fiz uma "day trip" de Amsterdam até Zaanse-Schans. Peguei um ônibus na estação central às 10:00 chega a pequena vila em 45 minutos e custa $4,00. Voltei por volta de 14:00h. Tanto brugges, na Bélgica como Zaanse-Schans na Holanda são pequenos vilarejos, que foram tranformados em uma área completamente turística, quase como uma cidade museu. Portanto são peuqenas, fáceis de andar, logo na entrada você já consegue um mapa para andar a região toda em cerca de 2 horas. Vale a pena para conhecer, são lugares lindos, mas não para se dormir lá ou passar o dia inteiro. Além disso não conta como conhecer a vida local. vale muito a visita, mas não acho que vale a pena perder mais do que meio período em cada uma das cidades.
  De Paris também fiz uma "day trip" até Versalhes que é um palácio antigo que virou museu. É um lugar grande, muito bonito, mas leva muito tempo, não sei se deveria ter ido, talvez fosse melhor ter tido mais um dia em Paris. Por ser inverno os jardins estavam fechados, em outras épocas deve valer muito mais a pena. Custa $18,00 para entrar e a passagem de RER mais $12,50, então é caro e leva muito tempo. Não achei imperdível como tinha lido em muitos lugares. Talvez boa parte do encanto se perdeu por não ter tido acesso aos jardins. O RER leva cerca de 40 minutos até Versalhes, e da estação até o palácio mais uns 15 minutos a pé. No palácio foi cerca de 1h30 para andar por tudo (não sou de ficar parando muito em museus, dou uma passada rápida, me atendo as partes que gostar mais), talvez se os jardins estivessem abertos seria mais umas 2 horas só para isso, pois são muito grandes. Saí de Paris por volta de 14:30h e voltei mais ou menos 18:00h. A parte boa foi que um garoto chinês do meu hostel foi comigo e foi uma boa compania.
  Então por fim ficou assim:
  • 23/12 - 14:00 - chegar em Paris
  • 24/12 - Paris - Versalhes
  • 25/12 - Paris / 20:25 - 21:47 Paris-Bruxelas
  • 26/12 - Brugges / 18:52 - 20:42 Bruxelas-Amsterdam
  • 27/12 - Amsterdam
  • 28/12 - Amsterdam / Zaanse-Schans
  • 29/12 - Amsterdam
  • 30/12 - 6:18 - 9:35 Amsterdam-Paris / Paris
  • 31/12 - Paris / 20:30 vôo de volta para o Brasil
  No dia 23/12 a noite encontrei uns franceses e passamos por alguns pontos turísticos, um pub, um bar e um restaurante, obviamente valeu muito a pena, porém no dia seguinte tive que dormir de manhã. No dia 24/12 a noite fui com um grupo de brasileiros e alguns americanos e um francês ao bar do hostel e de lá para uma balada especial de natal em Paris.  Essas saídas a noite me renderam manhãs dormindo no hostel... No dia 30/12 em Paris, acabei conhecendo um Italiano, e em vez de ir nos lugares que não conehcia, voltei com ele à Sacre Coeur (igreja), então "perdi" umas horas aí, mas também foi ótimo. Acredito que se não tivesse mudado os planos assim teria tido tempo de ver tudo que eu tinha planejado em Paris, mas não tenho dúvidas que aproveitei muito mais a viagem assim, pois apesar de deixar de conhecer alguns lugares conheci pessoas incríveis, a balada em Paris foi uma excelente experiência para a noite de natal. Em Bruxelas também encotrei dois belgas que me mostraram a cidade a noite pois no dia seguinte eles teriam compromisso. Fui a um bar bem turístico, um outro bem local, conheci a praça central e tomei tres boas cervejas! Valeu muito a pena, e de novo tive que dormir no dia seguinte!!
  Acho que foi um roteiro ótimo, e que acabei ficando cansada e precisando dormir três manhãs por ter resolvido aproveitar a noite em Paris e em Bruxelas, então tive que dormir a manhã toda dos dias 24/12, 25/12 e 26/12 porém valeu muito a pena e foi uma ótima escolha. Essas coisas são imprevisíveis!! Já em Amsterdam acabei indo jantar com uma francesa do hostel, mas acabei não saindo a noite, então aproveitei mais os dias.
  Acredito que conheci tudo o que queria em Amsterdam, em Paris eu precisaria de mais um dia (ou as duas manhãs que eu dormi!) e em Bruxelas mais meio período (a manhã que passei dormindo!). Claro que seria ótimo ter tido mais tempo, mas a viagem foi assim corrida porque não tive férias, só o feriado de final de ano, que foi muito bem aproveitado como nenhum outro na minha vida!!! Foram 10m dias de folga com 8 de viagem, teria sido ideal se fossem 15 dias, porém não tenho dúvidas de que eu teria acrescentado mais outra cidade e a correria seria a mesma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário