quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Europa - quanto gastei

  Acabei de voltar de viagem! Fiz a viagem dos meus sonhos e vou aos poucos escrevendo tudo aqui...
Primeiro gostaria de falar sobre gastos. Eu não sou muito (ou nada) organizada neste quesito, então fui saber mesmo quanto gastei agora que voltei e fiz um balanço da viagem.
  Eu já tinha comprado a passagem de ida e volta que custou R$3930,00, que não acho que foi tão caro considerando que fui no natal, época disputada e os preços aumentam mesmo. Comprei pelo decolar pois estava muito complicado conciliar os vôos nacionais e os internacionais, e comprei a ida e volta por Paris (eu preferia ir por Paris e voltar por Amsterdam ou vice-versa, mas ficava bem mais caro). A partir de agora todos os valores serão em Euros.
  Então, daqui do Brasil comprei os trens que usaria dentro da Europa, que foram $239,00:
  • Paris-Bruxelas (trem Thalys) $39,00
  • Bruxelas-Amsterdam (trem Thalys) $79,00
  • Amsterdam-Paris (trem Thalys) $121,00
  Ainda com transportes gastei lá na Europa $86,90:
  • Onibus Amsterdam-Zaanse-Scahns $8,00  (ida e volta)
  • Trem Bruxelas-Brugges $10,00 (ida e volta - na promoção de feriado só paga um trecho)
  • Metrô em Paris $13,30 (carnê com 10 bilhetes - sai mais barato que unitário)
  • Metrô Paris $10,20 (6 bilhetes unitários)
  • Trem Paris-Versalhes $12,00 (não tenho certeza do valor mas é por volta disso)
  • Metrô Bruxelas $1,70 (só usei um)
  • Bonde (tram) Amsterdã $16,50 (válido por 72 horas)
  • Taxi para estação central de Amsterdã $15,00 (tive que ir de taxi porque eram 5 da manhã)
  Fiz poucos passeios que eram cobrados, alguns porque não quis ir mesmo e outros porque a fila era muito grande e achei que não valeria a pena perder tanto tempo. Sendo assim gastei com atrações turísticas $74,50:
  • House Boat Museum  (Amsterdam - casa no barco) $3,00
  • Moinho em Zaanse-Schans $3,50
  • Museu Van Loon  (antiga mansão que virou museu) $8,00
  • Museu Willet-Holthuysen (antiga mansão que virou museu) $8,00
  • Ópera Garnier (Paris) $10,00
  • Cúpula da Igreja Sacre Coeur (Paris) $6,00
  • Versalhes (Palácio - fica fora da cidade) $18,00
  • Wereldkerscircus no teatro Koninklijk (circo de natal Amsterdam) $18
  Com alimentação gastei menos do que esperava. Acabava passando o dia andando e por ser natal tinha muitos mercados de natal pelas ruas com comidinhas bem gostosas, acabava comendo pela rua mesmo. Não que seja barato, mas é mais barato que restaurantes. Nos mercados de natal encontrava: sanduíche de carne de porco tipo kebab, tortilha com carne de porco ou frango, hot-dog (com salsicha alemã enorme), waffles, churros, chocolate quente, batata frita com maionese, batata cozida com molho de queijo, especiaria e bacon, morango com chocolate, hamburguer e maçã do amor. Fui em alguns restaurantes segundo recomendações ou que encontrei na rua mesmo e todos foram ótimos , depois vou fazer um post só com restaurantes e com fotos. Se não me esqueci nada foi isso $160,00:
  • Mercados de natal $30,00 (cada lanche/comidinha era em torno de $5,00)
  • Crepe no restaurante Lulu la Nantaise (Paris) $12,00
  • Crepe de rua (Paris) $10,00 ($5,00 cada)
  • Chocolate quente na Starbucks especial de natal (Paris) $4,50
  • Restaurante na Galeria Lafayette (Paris) $17,00
  • Hamburguer no bar do hostel St. Christopher Inn (Paris) $7,50
  • Moeders (Amsterdam) $19,00 (refeição com cerveja)
  • Haesje Claes (Amsterdam) $16,00 (só refeição)
  • De Blauwe Hollander (Amsterdam) $12,50 (refeição com cerveja)
  • Febo de Lekkerste (Amsterdam) $8,20 (duas refeições - fast food bem barato)
  • Albert Cuyp Markt (mercado de rua Amsterdam) $13,00 (cerejas, batata frita com maionese, croquete, azeitonas com camarao e suco natural no mercado)
  • Albert Heijn (supermercado Amsterdam) $1,10 (sorvete maravilhoso)
  •  Sweet Bruges Tearom - waffle $9
  • Cerveja no bar Delirium (Bélgica) - $5 (cada cerveja, não paguei, meu amigo belga me deu!)
  Com hospedagem eu acredito que foi também mais caro por ser natal, época de férias e tal. Procurei pelo booking.com hospedagem barata e bem localizada. Em Paris e Amsterdam fiquei em hostels (albergues) em quartos e banheiros compartilhados. Em bruxelas fiquei num Hotel Ibis que era bem localizado pois não encontrei um hostel nesta área, e como seria só uma noite entre os outros dois países, foi ótimo para conseguir descansar, tomar um bom banho e recuperar as energias para seguir viagem! No último dia fiquei numa espécie de hostel, pois os banheiros eram compartilhados mas o quarto individual.Não tenho muito a reclamar de nenhum deles, todos tinham internet, mas no Stayokay de amsterdam só na recepção do hostel. Depois vou escrever especificamente de cada um. No total foram $315:
  • St. Christopher Inn (Paris) $55,00 (duas diárias - quarto e banheiro compartilhados com café)
  • Ibis (Bruxelas) $55 (uma diária - quarto e banheiro individual sem café da manhã)
  • Stayokay (Amsterdam) $160,00 (quatro diárias - quarto e banheiro copartilhados com café)
  • Au Royal Mad (Paris) $ 45 (uma diária - quarto individual, banheiro compartilhado sem café)
  Fora isto gastei com compras no free shop, compras na cidade e souvenirs. Comprei também bastante chocolate belga em Brugges. Acho que gastei uns $300,00 com estas coisas. Em Paris fui em uma balada que não pagava pra entrar se imprimisse o flyer, e como não bebi lá, não gastei nada pela balada de natal! E fui e voltei com uns cavalheiros que pagaram o taxi! No primeiro dia de viagem gastei $114,00 (R$390,00) no mercado monoprix em Paris comprando meia calça de inverno, luvas, gorro, casaco adequado e meia de lã. Pode-se considerar este como um gasto necessário e não supérfulo, pois eu não ia poder usar as roupas que eu tinha, como já sabia disso, levei poucas roupas. Destas coisas porém o mais essencial foi o casaco do tipo doudoune (matelasse sintético por fora, bem fofinho, que a gente fica igual ao boneco michelin), que custou $59,90, usei ele todos os dias, não passei nenhum frio e nos dias de chuva nem usei guarda chuva, ele não molhava por dentro, tinha capuz e secava super rápido (se eu parava meia hora pra almoçar ela já secava por fora completamente).

Então foram 10 dias de viagem e gastei na  $875,40 que correspondem a mais ou menos R$3000,00, mais a passagem R$3930,00 e mais R$1000,00 de gastos com compras, chocolates e souvenirs. Ou seja, gastei no total R$8000,00. E posso dizer que não economizei em comida e fiz muitas compras. Se economizasse acho que daria pra fazer tudo com R$1500,00 a R$2000,00 a menos.

  Lógico que pra uma próxima viagem pretendo pesquisar com mais antecedência a passagem e possivelmente conseguir um preço melhor (eu decidi ir um mes antes e num feriado). Se não for época de férias também é bem provável conseguir hostels mais baratos. Outra coisa importante é que jantar é muito mais caro nos bons restaurantes do que almoçar, portanto ficar em um hostel com cozinha e comprar comidinhas bem gostosas no supermercado pode ser uma boa idéia pra quem quer economizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário