sábado, 4 de janeiro de 2014

Escolhendo Hostels e Hotéis na Europa

  Depois de resolvido os destinos e comprados os trens, eu já tinha certeza de onde estaria em cada dia, comecei então a procurar onde ficar. E aí a dúvida Hostels (albergues) ou Hotéis? Sempre compro pelo booking.com, pois acho bem seguro e confiável, e na pesquisa já aparecem hotéis e hostels ao mesmo tempo facilitando o processo. Sempre escolho primeiro a localização e vejo pelo mapa do booking o que está disponível nesta área. Pra mim o essencial é a localização.
  Eu nunca tinha ficado em um hostel e estava disposta a ficar pela primeira vez, mas isso me causou uma certa apreensão. Os hostels são bem mais baratos!! Oferecem menos conforto, já que você divide o quarto, a maioria não oferece toalha (ou alugam). E a maioria dos hostels tem lockers onde você pode guardar sua bagagem antes de iniciar ou após finalizada sua diária.
  Na pesquisa no booking percebi que aparecem nos hostels a opção de quarto com 4 pessoas, com 10, com mais, e o preço vai diminuindo conforme aumenta o número de pessoas. Também aparece se o banheiro é compartilhado ou privativo (se é só do seu quarto) o que também muda o preço. Depois de ter essa experiência nos hostels que fiquei percebi que não faz a menor diferença dividir o banheiro só com o seu quarto ou com o hostel todo, pois quando é com o hostel todo tem mais banheiros, dá no mesmo! E o mesmo quanto a dividir o quarto, com 10 ou com 4 pessoas. Até preferi dividir com mais gente, a chance de ter gente legal é maior com mais gente! Acho que esses quartos pequenos só valem a pena se você tiver em um grupo que encha o quarto, o mesmo para banheiro privativo no quarto. No hostel St. Christopher eu ia pagar $82,50 nas duas diárias em um quarto com 4 pessoas e banheiro privativo depois troquei para quarto com 10 pessoas e banheiro compartilhado por $55,00 as duas diárias, quase R$100,00 de diferença, que compensou muito.
 Acho que se for mais de 15 pessoas num quarto aí é muita gente e provavelmente vai ter gente chegando a noite toda ficando mais difícil dormir. O maior problema acho que é dormir. Se você tem sono leve piorou. Eu não acordava muito com as pessoas chegando a noite, mas umas 8 da manhã, quando o sono já ta mais leve a as pessoas começam a levantar não dá pra dormir mais. Isso não é um grande problema, já que é bom pra acordar cedo. Mas pra quem vai se irritar com isso, melhor ficar num hotel. Outra coisa que pesa pra algumas pessoas é que no hostel você não pode deixar suas coisas espalhadas, tem que ficar tudo trancado na mala, pra não correr o risco de roubarem. Se bem que eu deixava tudo trancado mas o celular carregando a noite toda longe da minha cama em um deles e nem por isso roubaram.
  Ah! Outra coisa boa do booking é que eu reservei os hotéis mas continuei procurando, encontrei depois outro mais barato e cancelei o primeiro sem nenhum custo. Na hora de fazer a reserva preste atenção se este hotel que você está reservando cobra ou não pelo cancelamento (aparece bem claramente escrito lá), a maioria não cobra nada por cancelamentos até 3 dias antes da data marcada pra hospedagem. Na hora de fazer a reserva você coloca os dados do seu cartão, pois caso você não cancele nem apareça eles irão cobrar por lá, mas a maioria dos hóteis você só paga quando chega no hotel ou hostel, aí você escolhe se quer usar cartão ou dinheiro, isso também fica claro na hora da reserva, alguns poucos já cobram antecipadamente do cartão de crédito, em geral os que não aceitam cancelamento.
  Como não oferecem toalhas, no primeiro dia eu comprei por $8,00 uma toalha pequena, um pouco maior que de rosto mas menor que de banho no supermercado Monoprix, em Paris. Fiquei meio preocupada quanto a secar a toalha antes de por na mala e tal pois ela era meio grossa e fofa, mas acho que por causa do sistema de aquecimento tudo secava muito rápido. em alguns dos hostels foi possível pendurar a toalha no aquecedor e em 30 minutos estava seca. Também não foi problema a toalha ser pequena, já que nos box dos banheiros tinha quase que uma segunda divisão para você se trocar e lugar para pendurar as coisas, então já levava a minha roupa pro banheiro e saía de roupa.
  Outra coisa muito importante é verificar se tem internet (imprescindível pra mim) e se tem café da manhã. Mesmo que não seja um bom café da manhã é uma refeição a menos a se fazer na rua, e se você não quiser não toma. Quase sempre ter ou não café da manhã não faz diferença no preço da diária.
  Foi imprescindível olhar as fotos do quarto do hostel na internet, usei o booking e o trip advisor pra isso. Com as fotos fica menos subjetiva a avaliação que as pessoas fazem. Percebi que mesmo tendo as avaliações das pessoas nem sempre elas batem com as minhas, pois as pessoas pensam muito diferente umas das outras e procuram coisas diferentes. Percebi por exemplo que quando se trata de um hotel mais caro as pessoas são muito mais críticas, pois esperam muito mais do hotel, mais luxo e mais conforto. Pra mim o mais importante é a localização, ser limpo e relativamente confortável. Esse relativamente confortável é que é subjetivo demais. Então as fotos são mais fiéis nesta hora. E o melhor é escolher as fotos tiradas por viajantes que são muito mais fiéis à realidade que as fotos oficiais. Se possível é bom também procurar descrições específicas de um hostel em um blog, pois são mais detalhadas.
Bom, então dito isto vamos às minhas escolhas:
  • St. Christopher Inn - Gare du Nord Paris $55,00 (duas diárias)
  • Ibis - Central Station Bruxelas $55,00 (uma diária)
  • Satyokay -Amsterdam $159,20 (quatro diárias)
  • Au Royal Mad - Paris $45,00 (uma diária)
Separei cada um dos hostels/hotéis em diferentes posts para não fiacar muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário