domingo, 5 de janeiro de 2014

Amsterdam - Sexto dia

  Acordei meio tarde e peguei uma super fila no café da manhã do hotel, acabei saindo de lá umas 11 da manhã. Resolvi que neste dia iria a Zaanse-Schans, um tipo de uma vila, uma mini cidade com moinhos ainda em funcionamento hoje em dia, mas que são muito antigos. É um lugar que tem umas das maiores concentrações de moinhos na Holanda. Além disso tem também uma fazenda onde fazem queijo, um museu e fábrica de tamancos de madeira além de restaurantes, casas de moradores, lojinhas de souvenirs, um antiquário e lojinhas de stroopwafel e chocolate quente. No dia seguinte seria domingo e teria poucos horários de ônibus, então tinha que ser neste dia mesmo. Se estivesse chovendo iria estragar o passeio, mas quando saí do hostel vi que estava um dia lindo de sol!!!


  Ao contrário do que acontece aqui no Brasil, estar sol não tem nada a ver com estar quente! Estava bem frio, mas o dia estava lindo e prefeito para este passeio ao ar livre. Me arrumei e fui para a estação central onde peguei o ônibus para Zaanse-Schans. No caminho a linda paisagem. Primeiro do Volnelpark que fica bem em frente ao Hostel, os canais e depois a estação central de dia.























  Perguntei em um dos ônibus qual era o que eu deveria pegar e o motorista me indicou o ponto. No ponto tinha um cartaz, parecido com o dos trans com o horários dos ônibus (dividido em dias de semana, sábado e domingo e feriado). O ônibus chegou no horário certinho, custa $4,00 que pode ser pago direto ao motorista e demora 45 minutos até lá.


 Chegando em Zaanse-Schans, é só caminhar menos de 5 minutos e está a entrada da parte turística. Tem um museu logo em frente, mas eu não entrei. 


  A vila toda é bem pequenina e pode ser vista toda em uma hora no máximo duas. logo na entrada tem uma loja/museu da fazenda da Catharina. Lá eles vendem queijo que eles mesmo fabricam, tem vários para experimentar.

Esses são os Stroopwafle, típicos da holanda, são umas bolacha recheadas com caramelo, muito gostosas, para comer com café, também na fazenda Catharina.


A vila é linda, tem muitos patos por toda parte, moinhos dão um charme e asa casinhas são todas muito lindas.







  Depois tem o moinho, que você paga $3,00 para entrar e é muito legal. Ele funciona de verdade moendo grãos até hoje. Você visita ele por dentro e sobe no deck que fica em cima, na altura da hélice. Coloquei um vídeo no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=qx_bgOBz7Dw






 Lá em cima, no deck:





















 O vento faz a hélice girar lá fora e por meio de um sistema de roldanas e engrenagens essa roda gira, moendo os grãos:







  Entrei depois num museu dos tamancos, que tem vários tamancos antigos, e as máquinas que fazem os tamancos. Neste museu tem muita coisa para vender, inclusive tamancos de madeira e de pantufa. Eu comprei um de pantufa, custou $15,00.






  As máquinas de fazer tamanco:



   Tamanco de madeira:


  Tamanco de pelúcia (pantufa):


  Depois do moinho andei mais um pouco pela vila...

 


  Encontrei essa "fábrica de chocolate", que na verdade eles tem essa demonstração de como é feito chocolate, uma máquina que fica misturando os ingredientes, e uma massa de cacau que você pode "fazer seu chocolate". Não paga para entrar.




Depois mais um pouco de uma bela paisagem:









Mais um moinho, nesse não pagava para entrar:




  E aí era hora de voltar, pois ainda tinha muito para ver em Amsterdã...

  Chegando em Amsterdã, vi um pessoal andando de caiaque no canal logo em frente à estação central:


  E aí segui para o Albert Cuypmarkt, que é um mercado de rua, tipo uma feira, que acontece todos os dias lá em Amsterdam. É uma feira enorme e tem de tudo: pilhas, cosméticos, sapatos, roupas, bolsas, comida italiana, conservas, queijos, flores, frutos do mar, peixes (crus), frutas, verduras, legumes, sucos, chocolate, batata frita, frango assado... Muitas coisas bem baratas, coisas muito gostosas e bem bonito de se ver:






















  Depois de andar pelo mercado fui então andando em direção a Biblioteca de Amsterdam que tem um prédio lindo tanto por fora quanto por dentro. No último andar dela tem um ótimo restaurante com preço bem acessível e com uma vista maravilhosa da cidade.




  Ao redor do prédio da biblioteca tem um restaurante chinês flutuante lindo e o museu NEMO, que é em formato de barco, mas não tive tempo de ir até lá.





  Por dentro a biblioteca é tem muitas luzes brancas e é tudo muito claro, bem moderno e bonito.




  Voltei passeando e admirando a decoração de natal da cidade na regia da estação central:







E depois passei pela praça do tabuleiro de xadrez, a Max eweplein:







  Chegando no hostel, uma francesa que estava no mesmo quarto que eu me convidou para irmos jantar. Aceitei o convite e saímos andando por perto do hostel a procura de um restaurante, e achamos o "The Blauwe Hollander", escolhemos este por ser de comida holandesa. Foi uma refeição bem animada e agradável. A comida estava muito boa e adorei conhecer esta francesa. A conta com estes três pratos e mais duas cervejas ficou em mais ou menos $30,00.











Nenhum comentário:

Postar um comentário