domingo, 5 de janeiro de 2014

Amsterdam - Sétimo dia

  Este seria praticamente meu último dia em Amsterdam, já que no dia seguinte eu iria para Paris as 6 da manhã. eu tinha que escolher entre os lugares que faltava visitar que eu preferia ir. Acordei cedo, deixei a mala arrumada para ir embora no dia seguinte e passei no vondelpark. Estava um dia lindo de sol de novo! Amsterdam, com sua fama de sempre chuvosa me deu vários dias de sol!


   Fui então para a museumplein, a praça gigante onde ficam vários museus de Amsterdam e o famoso letreiro "Iamsterdam". No caminho passei por uns lugares bem bonitos:




 
  E finalmente cheguei ao Rijksmuseum, um dos maiores museus de Amsterdam. Não entrei no museu, por fora ele é lindo e para entrar na praça a gente passa por um tipo de túnel por dentro do museu. Nessa parte tinha um monte de bicicletas e por cima delas um painel de luzes que mudavam de cor e piscavam conforme a velocidade que as pessoas pedalavam! Muito legal!





  No hall do museu tinha esta árvore de natal flutuante projetada em painéis de seda:

  E então chegamos ao jardim do museu que tem também várias esculturas:







  Seguindo em frente chegamos ao famoso letreiro "Iamsterdam" sempre com muita gente tirando fotos! Logo em frente tinham montado uma grande pista de patinação no gelo.













   O museu Van Gogh também fica nessa praça e também não entrei...

Do outro lado da praça fia o Concertgebouw, um grande salão de concertos, um prédio lindo:



   Depois fui para outra parte da cidade onde ficam dois pequenos museus que eram antigas mansões e viraram museus. fui no Museu Van Loon e no Willet-Holthuysen de 1600, uma mansão de 1830. Paguei $8,00 para entrar em cada um deles. Achei que valeu a pena, mas o Willet é bem mais legal que o Van Loon, então se for para escolher um dos dois eu iria no Willet. Achei bem legal conhecer essas antigas mansões com seus cômodos com móveis antigos e com jardins.
  Museu Van Loon:


































  Museu Willet-Holthuysen:
























  A região próxima aos museus era bem bonita também:











  Aquela ponte ali nu fundo é a Magere Brug, a ponte magrela, uma ponte bem estreita que só passa pedestres...








    E aí fui almoçar num outro restaurante recomendado num blog, o Moeders. o ambiente era bem descontraído e agradável a comida estava maravilhosa. Esse restaurante costuma ter filas grandes no jantar, fui então no almoço e cheguei cedo, 12:00, estava vazio mas quando saí já tinha bastante gente.



Nas paredes do restaurante tem fotos de pessoas com suas mães:


Lá experimentei essa "cerveja" Liefmans Fruitesse, que na verdade é quase um refrigerante ou um vinho frisante, é cerveja de fruta, cereja, que deve ser servida com gelo. Eu adorei, tá longe se parecer cerveja, mas é uma delícia!!

  Comida perfeita, escolhi costela de porco acompanhada de salada de repolho, batata frita que estava perfeita e esses três molhos a base de maionese: rosê, maionese e ervas. O prato custou $15,00 e a cerveja mais uns $4,00. Uma refeição maravilhosa e vinha muita comida! De novo não coube a sobremesa...


  Em todos os restaurantes que fui em Amsterdam deram essa bala de caramelo e café que é uma delícia! E eu não gosto de bala de café!

Voltei para o hotel depois de andar um pouco mais pela cidade, mas sem passar em nenhum lugar específico, apenas andando... E voltei ao hostel, descansei um pouco e resolvi ir ao Hortus, onde tinha uma iluminação especial para o natal. Em uma praça lá no Hortus tinham essas cubos gigantes iluminados por projetor que ficavam mudando cosntantemente. Ao fundo apare iluminada de azul uma grande cúpula que não sei de onde é.



  Na volta  passei nesse bonito prédio que era imm museu ou algo assim judeu português, sei lá, não estendi direito, mas achei bem bonito.


  e aí parei na praça Spui, e tinha esse cara fazendo show c música dos beatles no Violão-Celo, cantando e dançando e esse turista aí que passava começou a cantar e dançar com ele, foi muito divertido!




 E aí peguei um tran para voltar pro hostel, já me despedindo de Amsterdam, a cidade que mais ame nesta viagem. No dia seguinte meu trem para Paris sairia as 6:50 da manhã! No ponto do tran, no vidro tinha os três "X" símbolos de Amsterdam, era Amsterdam me dando tchau...



Nenhum comentário:

Postar um comentário