domingo, 5 de janeiro de 2014

Amsterdam - Quinto dia

  O dia amanheceu chuvoso e bem frio. Acordei, tomei o ótimo café da manhã do hostel.


 Quando fui sair levei um susto: estava muito frio e chovendo. Voltei para o quarto, me agasalhei mais e criei coragem para sair. Não sabia muito bem onde ir e fui primeiro andando até a Leidseplein, que era bem perto do hostel e de onde saem os trans. Passei por uma praça que chama Max Euweplein, que é tipo de um shopping a céu aberto, que no centro fica esta praça. Na praça tem um Hard Rock Café, várias lojas e restaurantes e um tabuleiro de xadrez no chão com grandes peças de xadrez de plástico, tinha um pessoal jogando, e a decoração de natal também era com peças de xadrez (a não ser a primeira foto, as outras foram tiradas num outro dia em que passei por lá a noite).







  Ao invés de pegar tran segui andando pela mesma rua que o tran segue, a Weteringschans, que é uma rua de coméricio e entrei em algumas lojas. Estava chovendo bastante, então acabei ficando mais pelas lojas. Achei por ali uma loja de doces linda, e comércio em geral.









Passei então pela rua de um dos mais famosos canais, a prinsengracht e segui caminhando. Apesar da chuva tudo era bonito e agradável de andar observando a paisagem. Voltei ao Hostel para deixar as compras e saí para almoçar.




  Resolvi procurar um dos restaurantes que eu tinha visto sugestão na internet, o Haesj Claes, já que estava chovendo era melhor do que comer pela rua. Fui até lá perto de tran e usei o gps do google maps no celular para encontrar (no modo offline ele continua funcionando). Todo o caminho era lindo e fui percebendo que Amsterdam é inteira linda! Não era como outras cidades, que tem as partes mais bonitas e outras nem tanto assim, em Amsterdam todo lugar é lindo e toda a cidade tem mantém o mesmo estilo. Claro que estou me referindo a esta área central, deve ser diferente indo pra periferia, mas nas cidades com que estou comparando também fiquei na área central.




  Encontrei então o Haesj Claes, restaurante típico holandês, com um ambiente muito acolhedor e agradável. Logo que sentei a garçonete me alertou para colocar a bolsa do outro lado pois estava perto da porta e eu estava a umas 5 mesas da porta! Mas segui o conselho, que foi dado de maniera bastante cordial e simpática. Ela me perguntou de onde eu era e em que idioma queria o cardápio (inglês, francês, espanho ou holandês), escolhi o inglês e mesmo assim era bem difícil de entender.





  Logo ela me trouxe um pão e manteiga que estavam maravilhosos! Que manteiga boa que eles tem por lá!


  Escolhi o Stamppotem pois já tinha ouvido falar ser bem típico, tinha tres opções: com cebola e cenoura, com repolho no vinagre (chucrute) ou o do dia, que perguntei o que era mas não entendi nada, então fiquei com o de chucrute. O prato vinha acompanhado com bacon e salsichão tipo alemão. Estava muito bom e a porção bem generosa, custou $15,95. Eu estava de olho na sobremesa: warm cherries with ice cream (cerejas quentes com sorvete!), mas comi demais e não consegui provar a sobremesa.



  Quando saí do restaurante a chuva tinha passado e estava ótimo para caminhar. Fui de tran para o mercado de flores, o Bloemenmarkt, na beira do canal Singel. Tem muitos tipos de flores mas as protagonistas são as tulipas, tanto em flores com o bulbo para ser plantado. Além disso o mercado tem muitas lojinhas de souvenirs. Encontrei por ali também grandes lojas de queijo.














  Aproveitei a trégua da chuva e segui caminhando, passei em ruas bem movimentadas de comércio, como a Kalvestraat e fui até o Begijnhof.








E este é o Begijnhof:


 O lugar é bem famoso por ser as antigas casas onde moravam as celibatárias viúvas de guerra e seu jardim, e está ali a casa mais antiga de Amsterdam. Achei que seria diferente, mas era como uma praça comum e tem algumas poucas casas brancas lado a lado, se eu não prestasse atenção e estivesse vendo no mapa nem teria notado. Não vi nada de interessante.
  Achei engraçado que enquanto caminhava vi uma máquina que passava esfregando o chão , limpando a rua, a foto ficou meio tremida mas dá pra ver. Foi difícil de tirar pois era numa rua muito movimentada.


  Por toda a parte a paisagem é linda:




Esses pontinhos são um símbolo de Amsterdam com esses três "x", estão por toda a parte, acho que para os carros não subirem na calçada, já que a sarjeta é bem baixinha.

 Esse é um  barco que faz tour pelo canal, cheio de turistas:



  Fui então até o House Boat museum. É uma casa-barco para as pessoas verem como é por dentro. Por todos os canais é comum ver essas barcos que são casas, muito interessante. É mais ou menos como um trailler mas é um barco. Paguei $3,50  para entrar no museu e achei bem interessante apesar de bem pequeno, em 10 minutos você vê tudo. Achei que vale a visita.
  Esse barco com as bandeirinhas é o House Boat museum:



   Esse é o quarto, do lado esquerdo está a cama, bem apertadinha:

  A salinha onde fica a recepção:

  A sala de TV, biblioteca, sala de estar e de jantar:

 Uma mesinha para as crianças:

   Vendo da janelinha, o banheiro:

Algumas das janelinhas, de onde se vê a parte de fora:


Uma sala onde fica passando um filhinho sobre as casa barco, e na parede indicado onde está o nível da água:

   O escritório:

  Andei por ali e entrei em um supermercado bem comum por toda a parte lá, o Albert Heijn. As frutas e legumes do supermercado eram bem bonitas e variadas, aparentemente eles se alimentam muito bem.








 Tinha grandes seções de saladas prontas e porções individuais de salada de frutas. Os pães também pareciam muito frescos e macios. Os queijos também pareciam muito bons e tinha um monte de tipos. Dei uma olhada geral e acabei comprando um sorvete de creme com calda de cereja por $1,10. No caixa do supermercado perguntei onde poderia encontrar uma colher, e pra minha surpresa ela indicou que logo ali na frente, dentro do supermercado ainda tinha uma cesta em cima do balcão com talheres descartáveis e guardanapos. Entendi depois que é bem comum as pessoas comprarem e ir comendo pela rua.




   Tentei entrar no tran mas o cobrador falou que eu não podia entrar comendo. Segui caminhando e saboreando meu sorvete. O melhor sorvete que já tomei! Muito bom e por apenas $1,10!!! Depois peguei o tran. O bom de andar de tran em vez de metrô é você vai vendo a cidade por onde passa.


Parei na praça Dam. Uma praça grande, famosa e bem movimentada. Eu ia para o RLD (red light district) o bairro da luz vermelha, com as prostitutas legalizadas. Mas quando o tram passou pela praça Dam acabei decendo pois era muito bonita e estava cheia de gente.







  Na praça fica o monumento nacional, o palácio Koninklijik, umas lojas enormes todas decoradas para o natal, um rink de patins no gelo e um mercado de natal. Segui pelo mercado de natal e ele era muito grande, o maior que vi por lá, ele começava na praça Dam, seguia pela rua Damrak até a estação central. Caminhei todo o mercado e comi um espetinho de morango com chocolate. Os morangos que comi lá na Europa eram meio diferentes dos que a gente come aqui. Eram mais doces, menos ácidos, bem saborosos, talvez por serem típicos do frio. Nesse mercado vendia de tudo.
















Olha isso: "Brazils in chocolate"(castanha do pará):

 Mais uma vez fiquei impressionada com a estação central, como ela é linda!





 De lá fui andando até o RLD. No caminho passei por lugares bem bonitos.








  Chegando no RLD, o bairro da luz vermelha, começa a mudar o estilo do lugar, as ruas são muito movimentadas, as lojinhas e restaurantes parecem lugares mais baratos, vários cofre shops (bares em que é vendido e se pode fumar maconha).


  As ruas são bem estreitas e as casas, que tem a porta logo na rua, tem portas e janelas de vidro, com luzes avermelhadas na frente e dentro, e as garotas de programa ficam se exibindo. A gente fica muito perto das garotas, só mesmo o vidro que separa.




  A maioria das garotas estava de biquíni ou lingerie, algumas bem minúsculas, mas não vi nenhuma nua de verdade, nem mesmo sem a parte de cima. Vi também algumas de vestido. É proibido tirar foto, então só tirei foto quando não tinha garotas nas casas. Quando a cortina está fechada, significa que a garota está com cliente. Quem está passando pela rua e se interessar é só abrir a porta e entrar. Tinha garotas muito feias, algumas bem gordinhas, mas tinha algumas realmente muito lindas e com corpo perfeito. Muitas ficavam falando, ou fingindo que falavam, no telefone. Pela porta de vidro em algumas das casas você consegue ver a cama delas e o quarto.
  Curiosamente vi um senhor de uns 50 anos saindo de uma das casas e entrando na porta ao lado, sem nem mesmo olhar!! Fiquei pensando, será que ele tá passando de porta em porta? Achei engraçado.
  Voltei para o hotel, neste dia eu tinha comprado pela internet, antes de ir, um ingresso para um espetáculo de um circo bem famoso, o Wereldkerstcircus no teatro Koninklijk as 20:00h. Me arrumei e fui para o teatro. O teatro era enorme e lindo, um palácio.



  Não podia tirar fotos, e meu celular ficou no bolso do casaco na chapelaria. O interior do teatro era muito lindo também. Tudo com carpete vermelho, muito bonito e muito luxuoso. A apresentação eram vários espetáculos de diferentes circos famosos do mundo: circo de Moscou, circo da China, ballet bolshói da Rússia, circo do Japão, circo árabe e outros. Foram muitas apresentações, uma completamente diferente da outra, e tinha um "palhaço"moderno também nos intervalos. Teve apresentação com cavalos, cachorros, malabarismo, trapezistas, bambolê, equilibrismo e todas elas eram verdadeiros shows. Foram 3 horas de espetáculo com intervalo de 20 minutos. Tirei só essa foto no final, quando estavam desmontando o palco.


  Quando saí apesar de ser já 23:00h não fiquei com medo, as ruas eram bem movimentadas e peguei um tram de volta para o hotel. Descendo na Leidseplein, parei e comi um tradicional fast food de Amsterdam o Febo de Lerkkeste. Nessa lanchonete tem o balcão com atendentes e tem também máquinas como essas de refrigerantes, que você coloca moedas e retira seu lanche. As máquinas parecem uma vitrines com pontinhas em cada compartimento, e você aperta o botão de qual escolheu. Bem semelhante ao RLD!! 
  O tradicional é um tipo de croquete, tem com carne, frango, vegetariano, picante e outras opções, além disso tem também hambúrguer, um pastel frito parecendo risólis de queijo. No balcão é bem comum as pessoas pedirem batata frita com um molho, sendo o mais tradicional a maionese. A maionese deles é uma delícia. Provei um croquete de carne neste dia e uma coisa que parecia uma linguiça, estava escrito 100% carne bovina. Em outro dia provei a batata frita com maionese e o risólis de queijo. Tudo estava muito bom. O croquete custa só $1,60!!! E eu achei a melhor coisa das que provei de lá, é bem gostoso. Só é meio complicado identificar do que é cada um.


  E assim acabou mais um dia em Amsterdam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário