quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Saque no exterior

  Quando fui pra Nova York me enrrolei com o saque de dinheiro nos caixas eletrônicos. Perguntar pro gerente de banco aqui no Brasil não me foi nada útil, e chegando lá quase me ferrei! Vou contar como foi e as coisas que fui descobrindo depois.
  Levei dinheiro em espécie e um cartão pré-pago o VTM (Visa Travel Money), mas depois que estava lá, minha veia consumista começou a saltar e eu fiquei louca pra comprar um MacBook Air, mas não tinha dinheiro e teria que apela pro cartão de crédito com seus altos impostos, e se não tivesse outro jeito era isso que eu ia fazer. Além disso eu precisaria de um pouquinho mais de dinheiro e fui tentar sacar no caixa eletrônico, os famosos ATM. E pelo que eu estava entendendo o meu saque foi do cartão de crédito e não da conta corrente, ou seja, com os mesmos impostos, e ainda limitado a $200,00 e cobrando a taxa de $2,50 por saque. Na verdade eu ainda não estava entendendo isso direito mas entendi quando a moça do banco me explicou.
  Caminhando pela cidade me deparei com um Banco do Brasi!!! E eu tenho conta no Banco do Brasil!!! Entrei e ia sacar dinheiro mas as máquinas estavam fora de serviço. Comecei então a conversar com a atendente, e pra minha alegria e alívio todo mundo lá falava em português!!! Ela foi muito simpática e começou a me explicar, e foi então que ela pediu meus dados e foi consultar minha conta e disse: "porque vocêsacou do cartão e ñão da conta, assim você está pagando os impostos do cartão e ainda limita-se a $200,00 por saque", e foi assim que eu descobri a opção mais vantajosa!
  A moça me isntruiu a ir num banco que ficava próximo dali, chamava Bank of America, e fazer o saque já que o Banco do Brasil estava sem funcionamento, e disse que era assim que eu deveria fazer no caso de estar em qualquer outra cidade que não tivesse Banco do Brasil. Fui e não deu certo. Voltei e esperei o sitema voltar e saquei no Banco do Brasil mesmo, o valor é convertido na hora e câmbio bem amigável.
  Agora voltando ao Brasil e pesquisando pra minha próxima viagem entendi porque não deu certo o saque e como devo fazer na próxima vez. O que acontece é que o cartão que eu uso é de crédito e débito, e os caixas eletrônicos no exterior usam para leitura a tarja magnética e não o chip, e ocorre de muitas vezes reconhecer só uma das funções do cartão. Para não ter erro é recomendado que você tenha um cartão só de débiot internacional aí facilita.  Caso nao tenha, tem que testar vários caixas eletrônicos até que um deles ofereça a opção de sacar da conta.
  O que tambem pode acontecer é que desbloquando o cartão para uso no exterior pela internet pode acontecer de liberar só o crédito e não o débito. è bom conferir com o gerente. As máquinas da rede Plus são as que aceitão os cartões Visa e as máquinas da rede Cirrus da Mastercard, em geral os caixas aceitam as duas.
  Na máquina escolha a opção em inglês, pois mesmo que tenha português, o português de portugal pode ser bem diferente do daqui e as opções em inglês são sempre iguais. Coloque a senha de 4 dígitos, e escolha "credit card", mesmo que para utilizar a função débito e a seguir "withdrawal" que significa retirada. Vão aparecer algumas opções e escolhendo a opção " checking account" que significa conta corrente em inglês você estará sacando da sua conta. Então escolha o valor, em máquinas de rua normalmente o limite é menor que dentro de bancos, algumas máquinas quando você seleciona "others" para escolher outro valor indicam o limite. A máquina irá perguntar se vocÊ aceita a taxa e mostra o valor da taxa, respondendo "yes" a máquina pergunta se você quer o recibo, e então independente da resposta te dá o dinheiro.
  Alguns caixas, logo após a escolha do idioma oferecem a função "crédit" ou " debit", nesse caso, selecione a opção "débit", a segir a opção "checking", a máquina pergunta se você quer recibo, você escolhe "yes" ou " no", e aí você escolhe o valor.
  Parece fácil ne?
  Desta vez, descobri que eu tenho um cartão só de débito internacional, então vou levar os dois e testar e vamos ver se desta vez dá tudo certo. Também já pesquisei e vi que tem Banco do Brasil em Paris, então se der problema vou correr pra lá. É assim mesmo, a gente vai aprendendo conforme vai passando pelas coisas, mas melhor mesmo é aprender com alguém que já passou :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário