domingo, 8 de dezembro de 2013

Uruguaiana-RS, Rivera-Uruguai e Paso de los Libres-Argentina

  Desde o final de novembro me mudei para Uruguaiana e estou tendo a oportunidade de conhecer uma outra região do Brasil e gosto muito disso! Uruguaiana é uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, com cerca de 100mil habitantes, considerada capital do Mercosul por estar nesta região de fronteira e há 600Km das capitais Buenos Aires, Assunção, Montevidéu e Porto Alegre. Tem uma cidadezinha vizinha daqui que fazia parte de Uruguaiana, que é Barra do Quaraí, antes de Barra do Quarí se emancipar Uruguaiana tinha fronteira com Argentina e Uruguai, mas pelo mapa ainda faz fronteira, porém foi a história que ouvi por aqui...


  Se você olhar no mapa, Uruguaiana é uma cidade muito grande, porém grande parte da área é rural. No caminho até aqui vi muita plantação de trigo, arroz e criação de gado bovino e ovino.
Campos de trigo muito bonitos, dourados, prontos para colheita:


  Campo de arroz, alagado, muito bonito. Para a produção ser boa, é necessário que o terreno seja completamente plano, para que a água de distribua por igual.


Foi uma cidade planejada, então os quarteirões são todos iguais, 120x120, com ruas largas e grandes avenidas, ficando fácil se localizar. Coloquei o mapa aqui em baixo que mostra só a parte urbana para mostrar como os quarteirões são quadradinhos.


 Para ter uma idéia melhor, uma mapa com menos zoom, mostrando as as principais capitais, e a localização de uruguaiana.


  Sendo uma cidade de fronteira vê-se muito argentino e uruguaio por aqui, e os costumes se misturam. Para mim também é novidade a cultura gaúcha. Aqui as pessoas são muito hospitaleiras e simpáticas. Acho ainda bem diferente o fato de no corredor do hospital que trabalho as pessoas todas, ou quase todas, me cumprimentarem ao passar por mim. Ao invés de pensarem "só falo com quem eu conheço" acho que pensam "trabalha no mesmo lugar que eu, mesmo eu não conhecendo cumprimento", o que é muito mais acolhedor.
  A cidade é antiga e preserva a arquitetura, tendo igrejas e prédios muito bonitos.



 
 


  Agora é verão e o calor aqui é demais e ainda não chegou a época mais quente! Muito mais quente do que São Paulo, já no inverno é umas das regiões mais frias do Brasil. Agora no verão o sol se põe muito tarde, o que me surpreendeu muito, lá pelas 21h!!! Aqui o pessoal toma muito o chimarrão, o "mate" como eles dizem, o que é compreensível no inverno para esquentar, mas eles tomam mesmo nesse super calor!!!!
  Domingo, no verão é dia de ir para praça central da cidade, onde também fica a catedral. A praça fica incrivelmente lotada, com restaurantes com mesinhas na calçada, crianças andando de bicicleta e brincando, e quase todo mundo com sua garrafa térmica e a cuia, tomando mate.




  Por estar na fronteira o pessoal daqui vai muito para Argentina e Uruguai. Saindo de onde eu moro em menos de 5 minutos chegamos numa ponte que cruza o rio Uruguai. É uma região bem bonita, o rio é bem largo e a ponte liga Brasil a Argentina.




  Do lado de lá está a cidade de Paso de los Libres, é uma cidade pequena e pobre, mas tem uma arquitetura diferente de campinas e de outras regiões que conheço.  gostei de conhecer.





Além disso o comércio é muito frequentado por brasileiros, principalmente para compra de cosméticos e produtos alimentícios como doce de leite, alfajor, sorvetes e carnes em geral. Tem também um cassino!!! Bem legal! Os preços em geral são mais baixos do que no Brasil já que a economia argentina não vai bem e o peso esta desvalorizado.



  À uns 70 Km de Uruguaiana está a cidade de Barra do Quaraí que faz fronteira com o Uruguai, Bela União. Em Bela União, os estrangeiros, no caso nós, temos acesso a free shops, então é muit comum o pessoal daqui ir lá fazer compras. Ainda não fui lá conhecer.
  Um pouco mais a frente, à uns 250 Km de Uruguaiana está Rivera, também no Uruguai. Rivera é uma cidade pequena mas com um forte comércio, também com free shops, cassinos, resorts e outras lojas locais. A região é frequentada por brasileiros de todo o Rio Grande do Sul, principalmente Porto Alegre. É comum as pessoas irem para comprar casacos de lã, doce de leite, alfajor, carne e queijo, além dos produtos de free shop.



Tem uma praça que marca a fronteira e metade da praça é Brasil e metade Uruguai.


 A linha formada por estes postes que divide a praça ao meio também divide o Brasil e o Uruguai.


Em Rivera tem vários free shops, mas tem um relativamente novo que é gigante, o Sineriz. Olhando de fora parece que é um shopping normal, grande, porém dentro é uma loja só, gigante dividida em setores, como os free shops de aeroportos. Vende tudo! O pessoal daqui costuma comprar muitos eletrônicos lá, especialmente ar condicionado, eletrodomésticos em geral, eletroportáteis e também bebidas. Todo mundo aqui só bebe champanhe comprada no free shop por 15 a 30 dólares.



Além disso, próximo daqui também esta a região de águas termais no Uruguai, com muitos resistes e hotéis. Ainda não fui visitar. quem sabe logo eu vou!!
No youtube coloquei um vídeo da praça de Uruguaiana:
http://www.youtube.com/watch?v=MIzXrjC1dA4

19 comentários:

  1. Obrigado,foi uma ótima maneira de saber tudo o que eu queria sobre Paso de Los Libres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou!!! Fiquei muito feliz com a sua mensagem!

      Excluir
  2. Olá Fernanda... no próximo mês de julho estarei saindo do norte do Tocantins rumo ao Chile (esse é o plano inicial e as condições climáticas e que dirão se chegarei até lá). Não sei se podes me informar algo sobre compra de casacos e agasalhos para baixas temperaturas; são facilmente encontrados e com preços mais atrativos que aqui no Brasil ? A minha preocupação nessa economia é que serão adquiridos com a finalidade específica de seguir rumo ao Chile pois, ao voltar ao "ponto de origem" certamente não terão serventia devido as altas temperaturas aqui da região norte. Obrigado pelas informações postadas. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei muito sobre esse assunto João principalmente porque os meses que fiquei em Uruguaiana foram de extremo calor, 40 graus todo dia! E depois de lá eu sabia que me mudaria para Belém-PA. Porém já ouvi muito falar que Riveira, uma cidade no Uruguai bem perto de Uruguaiana é muito bom para comprar casaco de lã, daqueles bem pesados sabe? Tipo sobretudo. Riveira fica a uns 250km de Uruguaiana e a estrada é boa apesar de ser pista dupla. Chegando em Riveira, logo na fronteira já é cheio de comércio, e aqui no blog falei um pouco do grande freeshop que tem lá, basta mostrar identidade brasileira para poder comprar.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fernanda...em agosto estou indo a Uruguaina, você poderia me indicar um hotel próximo ao Aeroporto? Desde já, agradeço-lhe. Arlinda Cunha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço o aeroporto de lá e não posso opinar sobre isso. Eu fiquei no hotel mainardi, que é um pouco perto mas não muito e é um hotel simples porém razoável.

      Excluir
  5. Olá Fernanda,
    sabes me dizer se tem free shops em Uruguaiana ou Paso de los Libres?
    Estamos indo para o Chile e passaremos por estas cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem free shop não. O free shop mais perto fica em Riveira, que é fronteira brasil-uruguai. Fica há umas 2h de Uruguaiana.

      Excluir
  6. Oi, Fernanda, ótima reportagem, sempre é bom saber sobre outras cidades, especialmente quando o namorado sempre fica por essas cidades citadas em sua reportagem. Obgd

    ResponderExcluir
  7. olha antes de rivera existem duas cidades com free shop uma dica em Artigas a uns 120km ou fica em Bela Union a uns 75km
    de Uruguaiana rs certo um abraco

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Fernanda você continua morando em uruguaiana?
    Queria informações sobre a vida aí, em relação a trabalho, oportunidade de negócios, moradia e saúde.
    Achas que teremos uma vida mais tranquila em relação a grandes cidades levando em consideração estes dados que perguntei.
    Eu e minha esposa estamos querendo começar uma vida nova em outro lugar, iniciar do zero mesmo.
    O que pode nos dizer?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Fernanda você continua morando em uruguaiana?
    Queria informações sobre a vida aí, em relação a trabalho, oportunidade de negócios, moradia e saúde.
    Achas que teremos uma vida mais tranquila em relação a grandes cidades levando em consideração estes dados que perguntei.
    Eu e minha esposa estamos querendo começar uma vida nova em outro lugar, iniciar do zero mesmo.
    O que pode nos dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mauro, Eu morei em uruguaiana por 4 meses apenas. Não sei como está a questão de trabalho hoje. Com certeza a vida la é bem tranquila. Pra quem está acostumando a um grande centro vai sentir muita falta de entretenimento e restaurantes. Lá não tinha essas redes grandes de lojas de departamento, nem de eletro eleetronicos e de restaurantes, nem cinema... A questão de moradia é bem mais barata em Uruguaiana, já saúde não sei opinar. Se a idéia for ter que sair pra visitar a família em outro lugar frequentemente, o custo pode ser alto por ser longe.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  10. Logo que atravessa a ponte, já tem comércio? Ou tem andar um pouco mais pra encontrar?

    ResponderExcluir
  11. Você tem algum hotel bom para indicar em Uruguaiana ou em Paso de los libres?

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda, se importa de me falar 1pouquinho sobre o custo de vida em Uruguaiana? Moradia é muito cara? Tem ônibus coletivo que vai várias vezes ao dia à Paso de Los libres.
    Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir