sexta-feira, 10 de maio de 2013

Santiago - Chile / parte1

Este post é uma retrospectiva da viagem que fiz em dezembro, por isso talvez eu nao me lembre de muitos detalhes.


PS: este post ficou enorme!!! Desculpem mas eu queria contar tudo! E com o tempo vcs vão perceber que eu sou bem assim mesmo! Falo muito e conto tudo em detalhes! Espero não cansar vcs!!! Vou dividir em mais de um....


Eu e meu namorado tínhamos apenas um final de semana para viajar (na época ele não era meu namorado, começamos o namoro na viagem! História de filme!). O máximo que conseguimos foi a sexta feira de folga. Queríamos um lugar diferente, interessante.... Eu sugeri cartagena ou Santiago. Ele escolheu Santiago. Eu então comecei a pesquisar tudo sobre Santiago. A primeira coisa que percebi foi que seria pouco tempo para tudo que Santiago tem a oferecer. Fiz um milhão de planos e só conseguimos fazer metade deles ou menos. Mas mesmo assim valeu muito a pena!!! Foi uma das melhores viagens que já fiz se não a melhor.
Desistimos de ir pras cidades vizinhas pois o tempo seria curto demais.... Mas para quem tem tempo com certeza vale a pena vina del mar e valparaiso (cidades próximas que da para ir e voltar no mesmo dia, no litoral chileno).
Outra coisa que sem dúvida vale a pena e nós perdemos por falta de tempo foi a visita as vinícolas. Nós tínhamos escolhido ir à concha y toro. Liguei na quarta feira pra reservar pra sexta ou sábado e já tinham somente um horário disponível ( liguei daqui do Brasil, não ficou muito cara a ligação, uns 5 reais de telefone fixo). Porém quando chegamos lá iríamos tentar, mas atrasamos muito para chegar no hotel e desistimos. Conheço pessoas que foram e disseram que vale muito a pena.

*dica: planeje tudo com tempo de folga pois sempre demora mais do que esperamos.
Se viajar de dia, a vista da cordilheira é incrível!!!!!



Tem estes lagos azuis no meio da cordilheira que fica lindo!


Andar por Santiago foi muito interessante e prazeiroso. Levei um monte de roupas de frio e chegou lá tava calor! Mas o calor ajudou a dar disposição para andar na rua e os dias ensolarados facilitam muito! Com chuva seria mais complicado pois andamos muito a pé. Tem muitas coisas perto umas das outras que sao bem legais de visitar. O metrô funciona inacreditavelmente. As pessoas foram todas muito simpáticas conosco, e se esforçam para nos entender (eu não falo espanhol!).

O metrô



Um real vale muitos pesos chilenos, então usamos notas com valor muito alto, é estranho e divertido:



Reservamos carro pela internet, para pegar no aeroporto. Foi melhor assim, chegando lá eles já quase não tinha carro para alugar e até nos deram um de categoria acima do nosso pois não tinha mais o que reservamos.


Porém talvez o melhor fosse usar metrô, ônibus e taxi. Todos os blogs q pesquisei recomendavam nao alugar carro, o transito em santiago é bem caótico, pior q são paulo. Pelo que pesquisei é bem fácil ir do aeroporto até a cidade de ônibus e metrô. Só que tínhamos pouco tempo, achamos que o carro ajudaria bem para não perder tempo. Alugamos também um gps junto com o carro. Deu tudo errado, não conseguia mexer no gps, não encontrávamos as ruas que precisava pelo gps. A solução foi acessar pelo celular. Por fim usamos o gps do celular que foi bem melhor. O gps alugado custava 30 reais por dia, a internet do celular também, nos pagamos 60 porque usamos os dois! Mas a *dica é: use só a internet do celular e o gps do celular que vale muito a pena.
Outra coisa que sofremos para achar os lugares em Santiago: tem um túnel gigante no meio da cidade que dá acesso a muitos lugares. No meio do túnel tem as diversas saídas pros bairro com placas indicando, porém para quem já ta perdido é difícil se localizar pelas placas e saber qual saída pegar. E obviamente no túnel a conexão com a internet desaparece e o gps fica travado! Na primeira vez nao percebemos isso ai quando o túnel acabou percebemos que estávamos MUITO longe de onde deveríamos estar!!!! Para retomar foi bem difícil, atravessamos a cidade umas três vezes, a solução para nos foi não pegar o túnel e ir pelo meio da cidade! Com o gps funcionou, porém neste dia, estávamos indo jantar e tínhamos reserva no restaurante "como Agua para chocolate" que é inspirado num filme com mesmo nome. É um restaurante todo romântico, fofo! Não sei como era a comida pois chegamos MUITO atrasados e o restaurante estava fechando, fomos pro bar galindo, bem perto dali, bem famoso, e foi muito bom também.
Foto da comida do bar galindo (isso ai é um file de atum! E o outro um camarão bem gostoso)






O que não foi bom foi que eu já estava muito cansada, isso foi na primeira noite, estava cansada da viagem, saímos do hotel por volta de 20:30 a reserva era pras 21h, chegamos lá 1 da manha! O lugar era impossível de estacionar!!! Demos várias voltas até resolver parar longe, e ir a pé! Como estava bem calor o dia inteiro não fomos de roupa de frio, e passamos frio pois obviamente 1 da manha já estava bem frio! Fomos conseguir sentar para comer 2 da manha!!! A parte boa é que os restaurantes funcionavam até bem tarde. Mas esta hora eu estava morrendo de sono (tinha saído cedinho de Curitiba e chegado no hotel umas duas da tarde).

Outra *dica importante: anote os endereços de onde deseja ir antes da viagem pois facilita muito as coisas.

Quando chegamos hotel (radisson), que por sinal era muito bom, não muito barato, mas saiu mais barato pois reservamos pelo hotwire (já explico), tinha um cara do hotel só para explicar caminhos, indicar lugares, dar dicas de restaurantes, fazer reservas para nós! Chique né!!! Adorei isso!
Vejam as fotos do hotel! (Do quarto só tenho a foto já bagunçado, vou por assim mesmo pra vocês!)
O hotwire é um site que você reserva o hotel por categoria e depois que você paga que descobre qual o hotel! Sai bem mais barato. Qualquer dia falo melhor disso.
Vamos às fotos do hotel!













Da janela do hotel, com a cerveja chilena



O café da manha do hotel era inacreditável!! O melhor que já vi na vida!! Tinha muitas frutas, cerejas, waffle, cogumelos, arroz, carne defumada, frios em geral, queijos, pães, sucos, chás incríveis!!!! Adoro chá! Enfim! Um café que da para servir de refeição principal do dia! Procurei mas não achei fotos da mesa de café da manha, vou mostrar meus pratos....








Consideração importante: eu tinha resolvido não postar fotos minhas, porém acabo de desistir! Vou ter q por! Espero que isso não cause problemas!!!! Outra coisa: ta muito frio em Curitiba agora!!!!!!!


Continuando!
Ganhamos no bar do hotel, de boas vindas, um pisco sour (acho q é assim q escreve!). É um drink feito com a bebida típica de lá, o pisco (acho q típica do Peru tb). Bem gostoso! Mas assusta um pouco quando vc descobre que vai clara de ovo na receita! Mas juro que é bom! Outra *dica: experimente tudo que tiver oportunidade! Vc pode não ter outra chance!!! (Aprendi isso com meu namorado!)


Quando chegamos no hotel, o cara que indica os lugares indicou um lugar para almoçarmos. A nossa idéias era ir no mercado municipal e comer o king crab, o incrível caranguejo gigante, que no chile chamam de centolla. Mas chegamos muito mais tarde do que esperávamos, resolvemos então comer perto do hotel. Fomos num shopping chamado arauco indicado pelo cara do hotel que foi muito legal! O restaurante que ele indicou, que também tinha a centolla, mas nao inteira como no mercado, apesar de não muito barato, foi muito bom! Dos melhores que já fui! (Veja na foto, chama "la perla del pacifico".)











O restaurante é temático de mar, navio, essas coisas, beeeem legal! Tem na parte externa umas mesas dentro de uns barquinhos... (Vejam na foto q fofo!) Um charme!
Lá pedimos o prato sugerido pelo cara do hotel (não lembro como chama esses caras de hotel), e que o garçom também recomendava! Foi muito bom! N verdade era uma entrada, mas ficamos só na entrada! Olha aí a foto!!! Um monte de mini porções, uma delas de centolla, outra de ceviche de camarão (muito comum por lá e muito bom). E o vinho sugerido pelo garçom muito bem também!!! (Muito mais barato no Chile do que no Brasil)






Para chegar do hotal ao shopping passamos por dentro do parque arauco, foi um passeio bem legal! O caminho do hotel ao restaurante é lindo, cheio de arvores, as ruas sao largas, tudo bonito... O hotel ficava num dos bairros chiques de Santiago. Olhem as fotos:
Esse é o shopping, ele é meio a céu aberto, bem legal


O restaurante que eu fui (citado acima olha o barquinhos na varanda):



Esse muro é o shopping, e as ruas ao redor são bem bonitas


Fotos do caminho até o shopping





Esse é o parque que atravessamos, parque arauco, tinas umas exposições, tipo feirinha


A cordilheira sempre ao fundo, esta foto é em frente ao hotel


Bom! Não deu para falar tudo, tenho q ir trabalhar!! Depois eu continuo....
Até mais!

Posted using BlogPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário